quinta-feira, 10 de junho de 2010

Chico Buarque de Holanda

Biografia

Francisco Buarque de Hollanda é compositor, cantor, teatrólogo e escritor. Nasceu no Rio de Janeiro em 1944. Ainda pequeno, mudou-se para São Paulo, e logo passou uma temporada na Europa. Filho de um historiador respeitado, desde criança conviveu com personalidades da música brasileira, amigos de seu pai.

Compôs a primeira canção quando tinha pouco mais de dez anos, chamava-se “Canção dos Olhos”. Em 1965, lançou seu primeiro compacto. No ano seguinte, “A Banda” empata com “Disparada” em primeiro lugar no II Festival de MPB, e em 1968 vence o Festival Internacional da Canção com “Sabiá".

Depois de uma temporada na Itália, volta ao Brasil em 1970 e compõe uma de suas mais importantes músicas, como sinal de protesto político, “Apesar de Você”. Devido à censura, em 1972, o cantor assume o nome de Julinho da Adelaide para que suas canções não fossem barradas.

Em 1975, grava a canção “O Que Será” para o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, e lança o disco “Meus Caros Amigos”. O ano de 1978 foi cheio de realizações, dentre elas estão o lançamento do álbum duplo “Ópera do Malandro” e do LP “Chico Buarque 1978”, o Prêmio Molière como melhor autor por “Gota D'Água”, e seu primeiro livro infantil, “Chapeuzinho Amarelo”.

Na década de 80, Chico participou ativamente do movimento Diretas Já, que teve “Vai Passar”, composta pelo cantor, como um dos hinos. Lançou vários LPs, incluindo “Vida” com o grande sucesso “Eu Te Amo”. Junto de Caetano Veloso, apresentou o programa “Chico e Caetano” na Rede Globo.

Escreve seu primeiro romance em 1992, e cinco anos depois participa do disco “Chico Buarque de Mangueira”, escola de samba que o homenageou no desfile de 1998, tornando-se campeã. Após dez anos sem lançar um disco de inéditas, sendo o último “Uma Palavra” (1995), chega ao público “Carioca”, que foi seguido do CD e DVD “Carioca Ao Vivo” em 2007. Chico Buarque é hoje referência no tocante à Música Popular Brasileira e um dos mais renomados compositores de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário